X Encontro de Músicas e Danças do Mundo

Hussein Zahawy (Curdistão) e Ertan Takin (Turquia)

Jean Phillippe Seuvenel (França)

Arnaud Pelletier (França)

Kyriakos Moyidis (Grécia)

Rhoum El Bakkali Ensemble (Chefchaouen – Marrocos)

Peter Culshaw (Londres)

Inaicyra Falcão (BA)

Samba de Roda da Dalva (BA)

Grupo de Música e Dança de São Gonçalo ( Sergipe, BA)

Rosangela Silvestre (BA) 

Andre Trindade (SP)

Betty Gervitz (SP)

Alberto Worcman (SP)

Gabriel Levy (SP)

Thomas Howard (SP)

Juliano Basso (GO)

Maria Amelia Pereira (SP)

Paulo Dias (SP)

Paulo Machado (SP)

Instituto Roerich da Paz e Cultura (BA)

Raimundo Santos (BA)

Baianas do Terreiro Oyá Denã Camaçari,(BA)

Cantos Sufis pelas mulheres de Chefchaouen com Rhoum El Bakkali Ensemble (Marrocos) 

Arte tradicional conhecida como Hadra (presença), que combina poesia, música e ritmo. Tem sua origem na cultura Sufi e é praticada em um contexto espiritual pelas irmandades religiosas, compreendendo invocações de louvor e oração, pelo qual um estado de transe pode ser alcançado. Acredita-se que este estado é alcançado como resultado da presença divina. 

Rhoum Bakkali foi a primeira mulher a ganhar o prêmio de teoria e honra para a música marroquina. Participa de muitos eventos culturais nacionais e fóruns de artes nos Estados Unidos. Seu grupo é dedicado à conservação desta herança antiga do Sufismo e tradição popular à qual se fundiram a influência árabe-andaluz, bem como canções do Samaa. Os membros do conjunto também estão determinados a difundir esta arte e dar-lhe nova vida entre a nova geração de meninas e mulheres de Chaouen. 

Mães Ancestrais – Cânticos da tradição Yoruba com Inaicyra Falcão dos Santos (Bahia, Brasil) 

Inaicyra Falcão dos Santos é professora doutora, livre-docente. Foi pesquisadora das tradições africano-brasileiras na Unicamp. Graduada em Dança pela UFBA e mestre em Artes Teatrais pela Universidade de Ibadan, na Nigéria. 

Ganhou notoriedade ao lançar o CD Okan Awa em homenagem ao centenário de sua avó, Maria Bibiana do Espiríto Santo (Mãe Senhora), a Iyalorixá, figura importante da religião de tradição Nagô/Yorubá no Brasil. 

Articula a técnica do canto lírico aos cânticos tradicionais, os orikis, poemas míticos yorubá. 

Danças, Ritmos e Cantos Curdos com Hussein Zahawy, Goran Kamil e Ertan Takin (Curdistão) 

Serão mostradas as danças Curdas, com uma breve história e introdução do daf (tipo de tambor), sua técnica de tocá-lo, aos instrumentos de sopro Balaban e Zorna, e aos diferentes estilos de música vocal curda, cantadas em dialetos variados. 

O povo curdo é um grupo étnico nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. É formado por cerca de 25 milhões de pessoas e aspira conquistar independência política e territorial. 

Hussein Zahawy é um percussionista curdo conhecido internacionalmente. Pós-graduado em etnomusicologia pela Universidade de Londres Reino Unido – SOAS. Mora em Londres, onde tem seu próprio programa de TV em um dos principais canais de músicas do mundo. 

Goran Kamil, compositor e multi- instrumentista, trabalhou com artistas de diferentes partes do Curdistão. Graduado pela Fine Arts Music School do Curdistão e mestre em Música pela Universidade de Rotterdam. 

Ertan Takin é uma liderança em instrumento de sopro, colabora com músicos internacionais e de diferentes partes da Turquia. 

Lançamento do CD Terra e Lua de Gabriel Levy 

Terra e Lua é o primeiro CD instrumental de Gabriel Levy, resultado da soma da música brasileira com o universo de músicas do mundo no qual ele está envolvido desde o começo de sua carreira, no início dos anos 80. 

Produtor, acordeonista e compositor, Gabriel Levy teve suas obras interpretadas por grandes artistas mundiais como o Duo Assad, o cellista americano Yo-yo Ma, o clarinetista cubano Paquito d’Rivera, entre outros. No Brasil é conhecido por participar de alguns dos mais importantes trabalhos ligados à world music como o grupo Mawaca, a gipsy-band Mutrib, a Orquestra Mundana, o alaudista libanês-brasileiro Sami Bordokam, sendo também há muitos anos diretor 

musical da cantora Fortuna. 

Em 2015 foi premiado com o Edital Proac para a realização desse primeiro trabalho autoral. O CD Terra e Lua tem composições inspiradas nas tradições regionais brasileiras azeitadas pela variação de fórmulas de compasso comuns em músicas de outras culturas com as quais Gabriel Levy vem trabalhando. 

Os músicos envolvidos também orbitam este universo da world music enriquecendo a fusão rítmica. O quinteto base de Gabriel Levy é composto por Carlinhos Antunes (Orquestra Mundana), Mario Aphonso III (Orquestra Bandida e Mutrib), Roberto Angerosa, Thomas Howard e Rogerio Boter Maio. 

O CD também conta com convidados como os flautistas Toninho Carrasqueira, Jean Luc-Thomas (França), Shen Ribeiro (mestre na flauta japonesa shakuhachi) e Letieres Leite (que arranjou e gravou com um grupo de músicos de Salvador a faixa “Ê, Batuquero”), o suíço Thomas Rohrer (tocando a rabeca brasileira), Claudio Kairouz (kanun, instrumento da música clássica árabe), entre outros. 

Além das músicas, o disco traz pequenos textos tradicionais de outras culturas entre outros falados pela escritora e contadora de histórias Regina Machado. É um chamamento para uma conversa entre quem está dentro da linguagem musical brasileira e as músicas que vêm de fora.