Veranos – VIII Encontro de Músicas e Danças do Mundo

Mães de Santo do Terreiro de Oyá Denã (Areias, Bahia)

Said Guissi e Grupo Aissawa (Marrocos) – Música Sufi

Gulabi Sapera e Rakhi Poonam (Índia) – Danças do Rajastão

Miroslav Marcetic (Sérvia) – Danças da Sérvia

Betty Gervitz (Brasil) – Danças Étnicas

Fatima de Oliveira (Sergipe) – Danças Populares Brasileiras

Gabriel Levy (Brasil), Ayran Nicodemo (Brasil), Kleber Melo (Brasil) Ricardo Zohyo (Brasil), Douglas Felis (Egito) – Músicas do Brasil e do Mundo

Grupo Baianinhas (Mata de São João, Bahia) – Samba de Roda

Nair de Carvalho (Bahia) – Exposição de arte: Musas Populares

Grupo Zambiacongo (Praia do Forte, Bahia) Capoeira

VIII Encontro de Músicas e Danças do Mundo promove atividades culturais com artistas da Índia, Sérvia, Marrocos e Brasil

Com o objetivo de promover a saúde, a paz e a união entre os povos, o Centro de Estudos Universais realiza de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014, o VIII Encontro de Músicas e Danças do Mundo. Os destaques desta edição são as oficinas de danças étnicas com professores da Índia e da Sérvia, performance de música sagrada sufi com artistas marroquinos, e a participação especial das dançarinas brasileiras Betty Gervitz e Fatima Oliveira. O evento tem o apoio cultural da Royal Air Maroc e inaugura o Espaço Cultural Tangará Mirim, na Praia de Imbassaí, Bahia.

As oficinas podem ser feitas avulsas ou dentro do pacote do evento:  Danças de Roda da Sérvia, com Miroslav Bata Marcetic, fundador da Academy of Serbian Folk Dancing e solista do grupo folclórico Kolo, de Belgrado; e Danças do Rajastão, com Gulabi Sapera, dançarina cigana da tribo nômade Kalbelia, conhecida por seus encantadores de serpente. Embaixadora da herança folclórica de sua comunidade, Gulabi é reconhecida mundialmente e vem pela primeira vez ao Brasil, para ministrar as aulas com a filha Rakhi Poonam.

A música sagrada Sufi será apresentada por Said Guissi Aissawa, originário da cidade de Fes, Marrocos, que utiliza instrumentos de sopro e percussão para induzir ao transe, à cura e à comunhão com o Divino. Composto por 13 integrantes, o grupo pertence à secular organização Aissawa Tariqa, detentora de uma música fabulosamente rítmica.

A professora e pesquisadora Fatima Oliveira, de Sergipe, vai mostrar as danças brasileiras, como Ciranda (misto de canto e dança, brincadeira e diversão), Coco de roda (sapateado vibrante de origem alagoana) e Cacuriá (pequenas coreografias, com uma música e versos). Betty Gervitz, professora de danças étnicas, dará as aulas de aquecimento e preparo para dança.

Paralelamente, de 28 a 30 de janeiro, o acordeonista e diretor musical do VIII Encontro Gabriel Levy ministra o curso Práticas de Músicas do Mundo, com a participação do percussionista Douglas Felis. Escalas orientais, ritmos assimétricos e um vasto repertório de músicas do mediterrâneo oriental e dos Balcãs fazem parte do programa; mostras de vídeos, CDs e partituras complementam as práticas. A atividade é gratuita e dirigida a estudantes de música com mais de 16 anos. Para participar, basta ter alguma experiência em música ou canto e, no caso dos instrumentistas, é necessário levar seu próprio instrumento.
          

VIII Encontro de Músicas e Danças do Mundo                                  

Data: de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2014

Local: Espaço Cultural Tangará Mirim – Praia de Imbassaí, Bahia

Práticas de Músicas do Mundo                                

Curso com o músico Gabriel Levy
Data: de 28 a 30 de janeiro de 2014
Horário: das 9h às 13h

Local: Teatro Castro Alves (Sala de Ensaio) – Praça Dois de Julho s/n – Campo Grande – Salvador, Bahia

Público-alvo: estudantes de música a partir de 16 anos
Grátis