Movement For Life é um método dedicado ao autoconhecimento, a escuta interior para a investigação profunda de si, da alma, através da linguagem do movimento expressivo e espontâneo. Os movimentos, as ativações e os ritmos criam conexão com o momento presente e percepção do nível da sua energia. Como estou? E como sou capaz de mudar a energia? Elevar a vibração, da confusão para o foco, do medo para a confiança e coragem, da vergonha para a expressão genuína. É possível descongelar partes rígidas e desconhecidas, transportá-las para diferentes estados de ser, acolher e integrá-las, permitindo que a alquimia e cura surjam. Cura no sentido de evolução, dar passos além do conhecido e sentir seu espírito original.
Dançar ritmos diversos nos transportam para paisagens emocionais e arquétipos do feminino e do masculino e as interações entre os participantes revelam possibilidades de criações coletivas, abrindo espaço para a compreensão do todo.
A aprendizagem no corpo, o “embodyment” das emoções e sensações promove uma relação mais saudável e criativa consigo e liberta para criar autenticidade e compromisso com a vida. Movement for Life transita entre as interfaces poéticas e simbólicas, com as artes expressivas, a comunicação, a psicoterapia e o movimento/dançaterapia.
O Movement for Life foi criado por Gisela Rocha, coreógrafa baiana que reside na Suíça, que baseou-se na prática 5 ritmos, dos anos 1970, criada pela musicista e dançarina americana Gabrielle Roth.
Os 5 ritmos são:
– Fluente, para entrar e descobrir a si mesmo
– Staccato, para definir limites, agir, direcionar
– Caos, para dissolver e soltar se das descobertas e definições
– Lírico, para inspirar o seu eu na expressão única da sua energia
– Quietude, que permite que você se centre e desapareça na grande energia que sustenta a todos
“O movimento te leva para um lugar onde tudo se movimenta e você não só ouve e dança, você se torna o movimento dançado”. Gabrielle Roth
Objetivos
– Aprender sobre receptividade e escuta
– Abrir espaço para a linguagem da dança e música ao vivo
– Se escutar, se relacionar, se expressar para além do verbal
– Reconhecer sensações e integrar a mente/ corpo/espírito na cena presente
– Comunicar os afetos nas interações
– Acessar e liberar emoções, memórias, tensões musculares e crenças limitantes
– Expandir os campos energéticos para além dos limites já experimentados
– Encontrar o flow (estado de profunda conexão, foco e prazer)
– Versatilidade da forma de ver o mundo através da liberdade de expressão
– Improvisar e conectar com o Divino, brindar/celebrar na criação coletiva
– Despertar e iluminar a comunhão com o todo
Daniela Augusto é bailarina, baiana. Graduada em Dança pela UFBA. Deu aula de dança para crianças e adolescentes em Salvador. Coreografou para a escola Contemporânea de Dança e para o grupo de teatro Cereus, sob a direção de Hebe Alves (BA). Integrou o Balé Teatro Castro Alves. Participou do Grupo de pesquisas coreográficas da UFBA, TRAN CHAN por 6 anos, viajando em turnês pelo Brasil e pela América do Sul.
Trabalhou com o diretor José Possi Neto nos musicais Lábaro Estrelado (BA) e Baile Estelar (SP). Criou o solo Lanternas Vermelhas, inspirado em filmes orientais e no livro The Pillow Book. Certificou-se nos métodos Pilates, Gyrotonic e Gyrokinesis. Trabalhou no Estúdio Nova Dança e na sala Crisantempo (SP). Fez performances na Galeria Vermelho (SP) com artistas plásticos, fotógrafos e artistas visuais da cena contemporânea. Fez a preparação corporal para os atores do Teatro Oficina, da montagem Macumba Antropofágica, sob a direção de José Celso Correia. Ofereceu workshops de Gyrokinesis e aulas de Autotoque para os SESCs com o intuito de sensibilizar o corpo de quem não dança.
Pesquisou “A aproximação do universo Junguiano e o Gyrokinesis”, resultado do curso de especialização em Arte Integrativa na Universidade Anhembi Morumbi. Participou de performances com o poeta/performer Maurício Salles Vasconcelos. Em 2018, atuou e dançou na peça “Sintoma por uma vida sexual irrefreável”, com co-direção de Adriana Veraldi, e texto e participação de Salles. Fez parte do grupo Sementes do Amor, oferecendo trabalho corporal para pessoas em situação de rua por 5 anos em São Paulo. Morou em São Paulo por 21 anos. Voltou a morar em Salvador há 2 anos, continua na área terapêutica/criativa com os métodos Gyrotonic, Gyrokinesis e Pilates. Certificada no método Movement for Life desde 2019, e facilita individualmente e em grupos, sensibilizando não dançarinos (na maioria) no intuito de conduzí-los ao autoconhecimento, à criação e expansão da vida. Também trabalha com dança/performances. Estuda na Escola de Alquimia de Stefano Grade. Atua como Taróloga Alquímica. Está cursando o Mestrado Prodan em Dança na UFBA.